O bem-estar nas empresas através da segurança psicológica
Publicado em 10 mar, 2022

Silvia Higa

Graduada em Administração na PUC-SP, MBA Executivo na Fundação Dom Cabral e Imersão em RH no Vale do Silício. Pós-graduanda em neurociência na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Possui ampla experiência na gestão das áreas de Remuneração, Performance, bem como Business Partner nas áreas de negócios e de Tecnologia

Posts Recentes

O bem-estar nas empresas através da segurança psicológica - Blog BetaMind

As transformações tecnológicas e sociais que vivemos atualmente já se tornaram parte da rotina de todos. O mundo corporativo tornou-se uma extensão da vida cotidiana de muitos lares, ao trazer o “office” para a “home” ou para o “anywhere office”. São tantas as mudanças observadas nos últimos anos que as empresas que não se atualizaram, já ficaram para trás e têm perdido o seu espaço. 

Hoje em dia, a diversidade é que dita o ritmo de crescimento de destaque e proporciona soluções que só podem ser colocadas em pauta quando há flexibilização e segurança psicológica para as pessoas serem elas mesmas.

Um ambiente positivo em que os colaboradores se sintam valorizados e incentivados em compartilhar suas ideias sem medo de sofrer críticas destrutivas ou serem preteridos, traz segurança, acolhimento e senso de pertencimento entre as pessoas, incentivando a colaboração, criatividade e possibilidade de inovação e de crescimento.

Pense numa orquestra. Todos executam os instrumentos que amam e que treinaram muito tempo para executá-los de forma harmoniosa, contribuindo com uma pequena parcela para que a música seja executada de forma perfeita. Em uma empresa, a sintonia tem que ser a mesma.

O Google é um grande exemplo de trabalho voltado para a segurança psicológica de seus colaboradores. Por meio de uma iniciativa chamada “Projeto Aristóteles”, um tributo à frase do filósofo: “o todo é maior do que a soma de suas partes”, a empresa buscou entender o que compõe um time de fato eficiente e descobriram que o segredo não está nos componentes das equipes, mas como eles trabalham em equipe. Os resultados indicaram que a produtividade caminhava junta de equipes que contavam com segurança psicológica, em um ambiente de grande confiabilidade entre colegas e em que todos tinham diretrizes claras de suas funções e o propósito e impacto de seu trabalho. O dream team, portanto, não era formado necessariamente pelas mentes mais brilhantes, mas por aqueles que entendiam o verdadeiro significado de trabalho em equipe. 

Este tipo de ambiente, contudo, não é fácil de ser desenvolvido, e deve permear todos os processos e contar com líderes abertos as mudanças e empreendedores de transformação.

Nesse processo, a mentoria é uma ferramenta eficaz para apoiar a área de Gestão de Pessoas, fundadores e líderes, pois torna possível a transmissão de conhecimento de forma rápida, bem como promove um trabalho direcionado e focado, com acompanhamento e avaliação dos resultados, além de ajustes em tempo real.

É o que chamamos de CoCriação ou projetos hands on, onde a BetaMind juntamente com as pessoas que estão no dia a dia das empresas fomentam ações e soluções alinhadas à realidade e necessidade de cada cliente. Ao usufruir de um ambiente de segurança psicológica, a melhora na produtividade vem como consequência natural.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This