As transformações tecnológicas e sociais que vivemos atualmente já se tornaram parte da rotina de todos. O mundo corporativo tornou-se uma extensão da vida cotidiana de muitos lares, ao trazer o “office” para a “home” ou para o “anywhere office”. São tantas as...
BetaMind
Posts Recentes
Cultura e engajamento na gestão à distância
A rápida evolução da tecnologia proporciona diversos benefícios à humanidade, e o mais notável talvez seja a capacidade de conectar as pessoas de forma praticamente instantânea. Por meio dessas ferramentas de comunicação que quebram a barreira do espaço e diminuem o...
A quarta Revolução Industrial combinada com a pandemia do COVID19 representa o cenário do mundo atual. O relatório Future of Jobs 2020, do Fórum Econômico Mundial indica a necessidade de novos skills e competências para que as pessoas se adaptem às tecnologias emergentes e se prepararem para lidar com mudanças repentinas e novas formas de trabalho. Entre as principais habilidades mais requisitadas pelo mercado de trabalho do futuro estão competências técnicas, como programação e experiência de usuário, análise e pensamento críticos, resolução de problemas, além de habilidades de autogestão, tais como aprendizagem contínua, resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade.
Nesse contexto, a aprendizagem contínua, lifelong learning, passa a ser um recurso que empresas e profissionais utilizam para atualização sobre as mais recentes demandas técnicas e de soft skills. Há algum tempo, concluir o curso superior e complementar com pós-graduação, MBA ou cursos de especialização representava um diferencial no curriculum vitae. Atualmente, no entanto, isso não é mais suficiente. É fundamental que o profissional mantenha a “fome” em aprender e absorver novas ideias e tecnologias. A frase imortalizada por Steve Jobs em seu icônico discurso para formandos de Stanford representa bem esse conceito: “Stay hungry, stay foolish” (“Continue faminto, continue tolo”, em tradução livre).
Atualmente existem várias plataformas de aprendizagem que as empresas podem oferecer aos seus colaboradores ou que as pessoas têm a possibilidade de comprar o acesso e usar como ferramenta de autodesenvolvimento, a pandemia disseminou o uso do treinamento online. Há outras maneiras de manter-se informado como, por exemplo, livros, podcasts, lives, eventos, palestras, cursos, entre outras.
A BetaMind pode auxiliar empresas ou profissionais na jornada de lifelong learning, por meio de Projetos sob Demanda para organizações, utilizando sempre a abordagem de cocriação, desenhando soluções em parceria com o cliente. Para profissionais, oferecemos sessões individuais de Mentoria. As sócias da BetaMind são adeptas do aprendizado contínuo, acreditam no potencial humano, na capacidade de adaptação das pessoas e na habilidade para aprender, sempre.
0 comentários